O QUE PODES FAZER NA OAES

segunda-feira, julho 17, 2006

ACTIVIDADE DA ROCHA DO NAVIO COM AVALIAÇÃO MUITO POSITIVA

Foi mais uma actividade da responsabilidade da OAES, com o apoio do Parque Natural da Madeira desta feita com o objectivo de alertar para a importância e para o papel das Reservas Naturais.

No dia 15 pelas 10h00 iniciamos a aproximação ao Teleférico da Rocha do Navio, por sinal local onde se inicia a vereda que antigamente era o único acesso à Reserva.

A coincidência de termos encontrado os vigilantes junto ao teleférico veio a revelar-se importante, uma vez que estes inteirando-se que iríamos efectuar a descida pela vereda, logo se ofereceram para levar no teleférico algumas bolsas, as mais pesadas, e os sacos com a alimentação.

Pelas 10h15 demos inicio á descida, que apresentou-nos algumas dificuldades, visto em alguns sítios terem sofrido pequenas derrocadas que dificultaram o equilíbrio de alguns menos experientes e com calçado menos adequado.

No entanto entre momentos de boa disposição e paisagens magníficas lá chegamos, ao fim de 40 minutos.

Foi tempo então de conhecer as instalações e trocar algumas palavras com os vigilantes, por sinal excelentes pessoas, o que nos deixou á vontade.

Alguns de nós começaram então a preparar o almoço “ Uma Salada de Atun” pelas 13h00 almoçamos e pelas 13h30 iniciamos uma das actividades a que nos propusemos a fazer na reserva ( Colaboração na recolha de lixos trazidos pelo mar e que ficam presos nos calhaus) aproveitando assim para conhecer parte da encosta da Reserva. Foram mesmo assim cerca de 10 sacos de lixo recolhidos que acabaram por ser queimados no local sobe a nossa vigilância atenta.



O regresso deu-se pelas 16h00, onde alguns aproveitaram para jogar ás damas ou ás cartas ou ainda para trocar ideias sobre questões relacionadas com o ambiente.

Pelas 17h15 iniciou-se um Jogo de equipas, onde não faltou a dedicação e empenho assim como momentos de boa disposição.

Perto das 18h30 regressaram a casa 4 dos participantes que não podiam pernoitar na casa, subiram de teleférico.

O Jantar “Espaguete á Bolonhesa” ocorreu por volta das 20h00 e ás 21h30 iniciou-se o tema de reflexão que incidiu na importância do trabalho em equipa, na importância do líder e ainda fez com que os participantes abordassem temas como a preguiça e a auto estima.

A Noite foi reservada ao convívio onde não faltaram os jogos de cartas que durante algumas horas causaram gargalhadas constantes.

No Domingo pelas 09h30 foi dada a alvorada, onde cada um arrumou os seus pertences e ajudou na limpeza da casa, pelas 11h00 iniciamos a subida de teleférico dando fim assim a uma actividade agradável onde para alem da boa disposição foi possível colaborarmos como cidadãos, na preservação da Natureza.

Resta-nos deixar uma palavra de apreço aos dois vigilantes que foram espectaculares na forma como nos receberam e até participaram nas nossas actividades.



Veja mais fotos desta actividade no álbum fotográfico ao lado esquerdo

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma actividade muito agradável que fortaleceu "o Grupo" o ambiente foi fantástico a entrega e disposição de todos foi de louvar, faço votos que continuemos com o bom nível de actividades como o que temos atingido até a data.

caalfr disse...

A actividade superou em muito as minhas expectativas. As pesoas entenderam-se bem e verificou-se uma interajuda muito grande. Foi uma actividade muito positiva que renovou a nossa vontade de participar neste projecto que é a OAES.

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»