
Tempo: 5 horas
Ponto de Partida:o Miradouro da Encumeada
Ponto de Chegada: Sítio das Feiteiras (São Vicente)
Extensão: 13 km
Grau de dificuldade: Médio
Ponto de encontro: Estalagem da Encumeada – 9 horas
Transporte: Particular
Descrição:
O percurso inicia-se junto ao miradouro da Encumeada. A primeira parte é feita ao longo da Levada do Norte, a qual transporta a água para a Central Hidroeléctrica da Serra de Água.
A cerca de 1 km de distância da Encumeada a levada divide-se em dois ramais. Seguimos por um túnel de 300 metros desembocando no meio da Floresta Laurissilva, onde podemos encontrar muitos Folhados (Clethra arborea) daí este sítio ser designado por Folhadal.
Continuamos ao longo da levada desfrutando de belas paisagens e de magníficas quedas de água. Antes de chegar à Casa dos Levadeiros temos de percorrer mais 5 túneis um pouco maiores do que o primeiro.
São cerca de 7 km até encontrarmos o caminho de terra que liga as Ginjas aos Estanquinhos (Paul da Serra). Da Casa dos Levadeiros até à estrada regional no sítio das Feiteiras são cerca de 6 km. A floresta começa a ser substituída por matas de pinheiros e eucaliptos antes de chegarmos aos terrenos agrícolas das Ginjas e finalmente à estrada.
O percurso ao longo da levada e do caminho de terra batida não oferece muito perigo. Contudo, ao percorrer os túneis é necessário muito cuidado pois o chão é escorregadio.
Material aconselhável: Lanterna; impermeável; protecção para a cabeça (túneis); merenda; calçado apropriado para caminhada
Para mais informações e inscrição contactar 967116612 Cátia Freitas até ás 12hoo do dia 09 de Setembro
2 comentários:
Organizas passeio sempre para dias eu não estou na Madeira.
Jorge :)
Que pontaria!
Enviar um comentário